Post

Papos abstratos

Abstração é um termo bastante comum quando falamos de programação. Mas, o que exatamente isso significa? Pintura?

Para entender melhor, vamos explorar o conceito dentro do contexto da Programação Orientada a Objetos (POO), que utiliza classes e objetos.

Imagine que você vai a um restaurante. No restaurante, há uma série de elementos com os quais você interage para conseguir sua refeição. Esses elementos vão desde objetos (como mesas e cadeiras) até ações realizadas por você ou pelos funcionários do restaurante.

No conceito de POO, uma classe é uma abstração que define as propriedades e comportamentos de um tipo de objeto. Por exemplo, a classe Restaurante pode abstrair características como o tipo de comida que serve, o grau de avaliação, a quantidade de lugares, entre outros. Além disso, a classe pode definir comportamentos como preparar comida, fazer uma entrega e receber clientes.

A ideia principal da abstração é simplificar sistemas complexos, focando nas partes essenciais e ocultando os detalhes mais complicados e desnecessários. Isso permite que o desenvolvedor trabalhe com sistemas complexos criando representações mais simples e gerais dos objetos.

No caso do restaurante, você não precisa saber o nome do cozinheiro, como o prédio foi construído, ou onde os ingredientes foram comprados. O que você precisa saber é o que o restaurante faz: recebe pessoas, prepara e serve comida, e também faz entregas. Estes são os métodos da classe. E tem a estrutura para isso, que são seus atributos.

Essa abordagem ajuda a gerenciar a complexidade e permite uma visão mais clara e objetiva do sistema.

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.

Comments powered by Disqus.