Post

Minhas impressões sobre ingressar na área de TI - Parte I

Algumas pessoas já vieram conversar comigo sobre iniciar em TI e transição de carreira. Muito pela experiência que tive fazendo uma mudança de carreira há alguns anos atrás.

Tem algumas perguntas frequentes que costumam fazer e eu vou deixar aqui as minhas opiniões baseadas na minha vivência. Caso você tenha outras sugestões, pode deixar aqui nos comentários que certamente vai ajudar alguém.

❓ Devo fazer uma faculdade de TI?

➡ Eu recomendo. Apesar de não ser fundamental para muitas vagas, a vivência acadêmica faz diferença. Mas não considere isso um diferencial. Porém, muitas vagas pedem, então é bom ficar ligado. E considerando que estágio hoje é a porta de entrada mais fácil do que começar como Júnior tendo zero experiência, é um caminho a se considerar.

❓Com qual linguagem de programação eu deveria começar?

➡ Qualquer coisa pouco complexa pra não assustar de início e poder pegar o básico (Python ou JS), e depois passar para outras de acordo com os planos seguintes. O que importa é se familiarizar com lógica de programação, ter contato com estruturas de controle, algoritmos e estrutura de dados. Depois é mais fácil você se adaptar a mudanças de linguagens;

❓ Todo programador deveria saber C?

➡ Não. Eu não sei C a fundo. Mas se precisar eu aprendo. E é essa abertura pra aprender que devemos ter uma vez que pegamos bem as bases.

❓ Qual deveria ser a minha segunda linguagem?

➡ Sempre bom ter noções de JavaScript para entender o front-end e alguma outra de back-end (Java, Python, C#). Mas recomendo também pegar banco de dados, principalmente SQL por ser amplamente utilizada e ter muitos detalhes, alguns bem pequenos, que fazem grande diferença. Não a nível DBA, mas entender as interações de uma aplicação com um banco de dados, como acontece em um CRUD por exemplo.

❓ Não tenho como pagar uma graduação e nem curso, e agora?

➡ Tem a Universidade Brasileira Livre no github que tem um curso de ciência da computação, por assim dizer, na faixa. Além de vários cursos gratuitos por aí como do Gustavo Guanabara no Curso em Vídeo e vindo pra algo mais nichado da minha rede o Jose Santos que tem um canal no youtube com um curso completão de programação com C#. Mas não é sobre C#, independente da linguagem, ele aborda conceitos fundamentais de programação.

❓ Preciso ter um setup de ultima geração para estudar programação?

➡ Eu comecei com um notebook meia boca. Setup cheio de luz de natal é luxo. Vale a pena investir em coisas melhores quando você tiver dinheiro pra isso.

❓ Como saber a trilha que devo seguir para a tecnologia que escolhi?

➡ Tem um site muito bom chamado Roadmap contendo trilhas intuitivas de diversas tecnologias. Mas você também pode pesquisar no Google, por exemplo: “roadmap backend”.

❓ O que fazer diante de tantas informações na internet?

➡ Aprender a pesquisar e corroborar as informações é sempre a melhor escolha. Infelizmente, só a experiência nos ensina a filtrar muitas coisas que vemos por aí. E sair um pouco de redes sociais ajuda.

❓ Tem alguma dica para quem está no inicio?

➡ Paciência, disciplina pra estudar, não pular as etapas das bases de algoritmos, estruturas de dados, git e coisas do tipo, não cair em hype de rede social e buscar se conectar com pessoas experientes dispostas a ajudar. Ter gente boa aconselhando faz muita diferença e eu não tive isso no meu início.

Abraços!

Esta postagem está licenciada sob CC BY 4.0 pelo autor.

Comments powered by Disqus.