Minhas impressões sobre ingressar na área de TI - Parte II
Eu não sou especialista em nada, tudo o que eu falo é baseado na minha experiência, não quero ser influencer nem monetizar isso. Vou tentar condensar um pouco o meu caminho pra conseguir iniciar em TI sem me ater muito a sacrifícios pessoais, porque isso cada um vai viver os seus.
Acredito que a primeira coisa é pesquisar sobre carreiras em TI, back, front, devops, cybersec, dados etc e entender o que quer fazer. Muito ruim você tentar iniciar uma coisa sem ter noção de onde quer chegar. Eu demorei cerca de 8 meses de estudos pulando de galho em galho, seguindo hypes e papo de vendedor de curso.
Na parte de estudos, é muito importante pegar noções básicas de algoritmos e estruturas de dados antes de qualquer linguagem ou framework e entender se programar é pra você mesmo. Muita gente começa empolgada com a ideia de trabalhar remoto, trabalhar em casa e acha que a rotina é tranquila, mas é uma carreira que exige bastante, em alguns momentos você vai ter uma carga de trabalho puxada e todos os dias você acorda obsoleto se não se atualizar. Se não gostar, no longo prazo pode ser uma grande frustração.
Sobre comunidade, eu tenho uma opinião não muito agradável sobre a bolha dev, então se cerce de poucos e bons. No começo ter alguém que já tá na área que possa te dar uma orientação pode ajudar muito a não perder tempo estudando coisas sem necessidade e até mesmo com uma indicação. E ao se posicionar em redes sociais, é importante ter esse pensamento. Tem pessoas muito boas tecnicamentes e como humanos por aí, construir boas conexões com essas pessoas vai ajudar muito.
Não se empolga com hype de rede social, não vai atrás de influencer e foca no que dá empregabilidade. Que depois que você tiver na prática, sempre vai ter que estar aberto para aprender novas tecnologias. Você só vai escolher 100% das tecnologias que vai trabalhar se um dia você for lidar com um projeto só seu. Enquanto for trabalhar para os outros, vai precisar ser flexível.
Espero que tenha sido útil.
Abraço!
Comments powered by Disqus.